Quem Somos

  • Somos uma Organização Privada de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, reconhecida como entidade de utilidade pública (IUP).
  • Desde 1976 procuramos contribuir para a efectiva inclusão social de pessoas com deficiência e outras necessidades especiais, promovendo uma mudança no olhar sobre a incapacidade e a diferença.
  • Promovemos a valorização e inclusão social e profissional dos nossos clientes, através de medidas específicas de intervenção, em articulação com serviços públicos e privados, numa postura de cooperação, abertura e complementaridade.
  • Assumimos como princípios a qualidade da intervenção, o desenvolvimento comunitário, o trabalho em parceria e a luta contra a exclusão social.
    A medida do nosso sucesso é a satisfação e o desenvolvimento dos nossos clientes e a sua qualidade de vida.
  • Os nossos serviços são financiados por fundos públicos e pelos resultados de produção e prestação de serviços das nossas estruturas.

A Nossa MISSÃO

Agir activamente, de forma sustentável e empreendedora na reabilitação e na promoção da cidadania e da qualidade de vida, acreditando no potencial humano da diferença.

A nossa VISÃO

Ser uma organização sustentável e de excelência que garanta o respeito pela diferença e a igualdade de oportunidades.

Os nossos VALORES

VALORES que definem o carácter da ARCIL, alicerçam a sua cultura organizacional, orientam a nossa conduta e fundamentam as nossas atitudes e decisões:

A Afectividade, como a base a partir da qual se constroem as relações que ligam o indivíduo ao seu meio, permitindo a estabilidade emocional e a construção e desenvolvimento de projectos de vida.

A dignidade humana como valor universal, inalienável e inviolável que permite o conforto e o bem-estar (físico e emocional) exigidos pela situação de vulnerabilidade em que a pessoa se encontra.

O Empreendedorismo> e inovação

A Ética como o compromisso com a prática do respeito pelas pessoas, da lealdade, da cooperação, da confidencialidade (a nível profissional), de regras do jogo claras, de práticas equitativas, de remunerações justas e cumprimento dos compromissos (a nível organizacional).

A Inclusão como processo para a construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, por meio do qual as pessoas com deficiência ou outras necessidades especiais passam a ser vistas pelo seu potencial, habilidades e outras inteligências e aptidões.

O Respeito pela diferença como a aceitação das pessoas com deficiência e outras necessidades especiais, ou outras minorias, como parte da diversidade humana, logo como seres com direito a cidadania plena.

A Responsabilidade social como o compromisso com o cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e organizações para com a sociedade em geral.

Rigor e transparência como a tomada de decisões baseadas em factos, na clara definição de funções, níveis de competência e responsabilidade, e na plena abertura da ARCIL aos seus clientes, famílias, parceiros e comunidade em geral.

A Política de Qualidade

Documento anexo

O Código de Ética

Documento anexo